Koningsdag

segunda-feira, maio 04, 2015

Semana passada celebramos aqui na Holanda o Dia do Rei que nada mais é que o aniversário do rei Willem-Alexander. 
Esse é o segundo King's Day desde que a rainha Beatrix aposentou a coroa em 2013. O Dia da Rainha foi celebrado por 33 anos todo dia 30 de abril. Por isso que ainda é possível ver turistas um pouco atrasados procurando a festa e vestindo laranja da cabeça aos pés! 
A data oficial do Koningsdag é dia 27 de abril, mas se cair num domingo a festa é adiantada para o sábado. Mas porque laranja? O sobrenome da família real é Oranje-Nassau, então laranja se tornou a cor da nação. Sabe a primeira listra da bandeira holandesa? Ela já foi laranja! Por um motivo um pouco contraditório passou a ser vermelha, mas...

Voltando ao Dia do Rei, nesse dia todo mundo pode vender o que quiser nas ruas. Normalmente a região da prefeitura é coberta de pessoas vendendo diversas quinquilharias. LP´s, roupas, bolo, livros e um monte de bugiganga velha! Moramos em frente à prefeitura e logo cedo já parecia um formigueiro. Na noite anterior algumas pessoas já estavam "acampadas" guardando lugar na praça! Achei muito legal! Ano que vem vou vender alguma coisa também!

Como não queríamos toda a agitação de Amsterdã e também não queríamos ficar em casa. Fomos pra Utrecht. Na verdade foi só pretexto pra comer nosso sanduba favorito. O Broodje Mario é simples, barato e delicioso! Eles fazem o próprio pão e isso faz toda a diferença pros amantes dos carboidratos! Olha só ele aqui Broodje Mario :)

Antes das 08:00 da manhã nossa vista da sacada. Vamos dormir, minha gente!
Mais fotos...

Em Utrecht, muitos brechós à céu aberto. Mais coisa velha do que vintage.

Acho que as pessoas não vendem pelo dinheiro, mas pela diversão de ver o mar de pessoas olhando suas tranqueiras.

So cute!

Claro, o Brasil tinha que estar em algum lugar por aqui!


Esse stand estava todo cor-de-rosa, cor-de-fome!

Rei e rainha hipsters

É normal fazer vaquinha pra alugar um barco pra galera.

O som deles era muito bom! 

Muitas gordices!!

Diva mor do King's Day todo! Puro glam!

Essa dupla fofíssima estava vendendo música. E tinha uma galera de 8 anos dançando bem na frente da "pick-up" deles.


You Might Also Like

2 comentários

  1. Gente, que vista é essa que vocês tem?! Que privilégio! Eu adoro visitar esses brechós. Quase nunca compro, mas adoro ver as coisas que o povo tem pra vender, que como vc escreveu, são realmente mais tranqueiras. Muito legal essa comemoração! :)

    ResponderExcluir
  2. Adorei, Carol! Assim como a Ana, também adoro ver as tranqueiras, tirar umas fotos, sentir a alegria do pessoal - o que será que você vai tentar vender ano que vem?

    ResponderExcluir

Rutger no YouTube