TaeKwonDo

domingo, dezembro 07, 2014

Eu sou apaixonada por esportes. Já fiz hidroginástica com a terceira idade, yoga, tênis, atletismo (sim, salto com vara), musculação, corrida e esse ano eu descobri o Taekwondo. 

Eu toda sorridente lá no fundo

Não imaginei que fosse gostar tanto dessa arte marcial, mas foi nela que eu encontrei aquilo que eu sentia que faltava na minha rotina, sabe? Uma união entre exercício, técnica e, principalmente, o trabalho da mente. Gosto de superar dificuldades e esse esporte me dá esse senso de conquista a cada aula. Além disso, também existe a graduação das faixas, que é outro fator motivacional. 

Taekwondo em coreano significa
TEA - pernas, KWON - punhos, DO - disciplina. E como o nome diz, a luta consiste em chutes altos (do tronco pra cima), socos e como em qualquer arte marcial, é preciso ter disciplina. Agora pensa em chutar a cabeça de outra pessoa rapidamente sem cair no chão... flexibilidade e equilíbrio são fundamentais.

Jogando a perna pra cima da Fernanda ( e abrindo as asinhas rs)

Como faz pouco tempo que eu treino, não conheço todos os movimentos de defesa/ataque e ainda não tenho flexibilidade total, mas já sinto os benefícios da luta. Vejo o quanto meus colegas mais graduados evoluíram, e isso me deixa feliz. Ainda chego lá! Emagreci bastante com os treinos e nem vejo a hora passar porquê é preciso se concentrar. É muito mais legal que simplesmente ir pra academia puxar ferro. Mesmo assim, eu continuo fazendo treinamento funcional três vezes por semana. Eu adoro!

Ontem foi o exame de faixa. Chamei meu pai, mãe, sobrinha e o cachorro. Tive que mostrar as posições de base, defesa e inclusive quebrar dois pedaços de madeira com chute e soco. Tudo isso com muito grito. No Taekwondo é preciso gritar a cada golpe. Uma delícia pra liberar o stress. 

Eu e a Kiosanin Leidi. Tenho grande admiração por ela.
A paixão foi tanta que em setembro o R. e eu entrevistamos os atletas de alto rendimento da academia e uma série de vídeos está por vir. O primeiro é com a  Débora Nunes. Ela já trouxe várias medalhas para o Brasil. Um depoimento muito emocionante que não se aplica somente ao Taekwondo, mas à qualquer coisa que queremos muito nessa vida.



Você pratica alguma atividade por prazer?

You Might Also Like

2 comentários

  1. Quebrar pedaços de maneira com chute e soco, caramba!!!! Você consegue quebrar? Acho engraçado ver taekwondo por causa do povo gritando! rs
    Nunca fiz nenhuma arte marcial, mas todo mundo que conheço que fez/faz, sempre fala mil maravilhas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nas aulas a gente treina quebramento com umas plaquinhas de plástico revestidas com e.v.a., que não machuca a mão. Consegui quebrar as placas de madeira de primeira, mas me ralei um pouco. Na academia que eu faço é bem descontraído. Acho que eu não gostaria de fazer se tivesse um clima muito sério.

      Excluir

Rutger no YouTube