M.C. Escher em Den Haag

segunda-feira, novembro 24, 2014


Den Haag é a terceira maior cidade da holanda, e além do rei e rainha morarem lá, ela abriga o Tribunal Internacional de Justiça, o que faz dela uma cidade bastante internacional. A cidade tem alguns museus interessantes, mas o meu favorito é o do M.C. Escher.
   
 Vários amigos estão postando fotos da Experiência Escher no shopping JK Iguatemi, que acabou ontem, e me deu saudade do dia em que eu visitei o museu dele na Holanda.



Pra quem está em Amsterdam
é só pegar o trem para Den Haag, que não deve levar mais que 50 minutos e custa cerca de 22 euros ida e volta. Se o trem não for direto, ele para em Leiden Centraal, onde você deve pegar outro trem, mas é bem simples. O museu localiza-se no centro histórico e é fácil de encontrar. É um passeio de um dia que vale muito a pena.

Escher in het Paleis - Jan/2013

O museu fica no antigo palácio de inverno da rainha Emma. O palácio, projetado em 1760, foi usado pela família real até 1990, mas hoje, além de ser a casa de mais de 150 gravuras do Escher,  ele oferece aos visitantes uma perspectiva de como era o palácio na época em que a rainha Emma passava seus invernos por lá (1901-1934). 

Não é a toa que Emma escolheu esse lugar. Olha que lindeza a rua do palácio no inverno.


O palácio também recebeu lustres feitos pelo artista holandês Hans van Bentem. 
O meu favorito foi esse de caveira. É de cair o queixo!

.

Além das gravuras, o museu também possui um painel circular de 7 metros com a obra Metamorphosis III, mas a parte que eu mais gostei foi o último andar, onde existe uma área interativa. Dá pra tirar várias fotos legais e realmente interagir com as obras.

 Eu fiquei gigante! Que nem a minha saudade desses lindos!



Eu amei a visita e quero muito voltar logo! 

Links úteis:

 O Museu
The Hague
Transporte

Tem uma grana sobrando e gostaria de comprar um trabalho original do Escher? Olha esse site do
Artsy !

You Might Also Like

2 comentários

  1. Oi Carol, hoje vi que o link do teu blog estava no bookmarks do meu navegador, e vim aqui de novo para checar. Então não lembro como vim parar aqui antes rs. Olha, eu amo M.C. Escher. Anos atrás fui numa exposição dele e foi uma experiência única!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que voltou pra checar! :) Eu tb amo!! É muito louco pensar que ele há tanto tempo fazia esses desenhos tão incríveis. Uma mente brilhante mesmo!
      Volte sempre!!!

      Excluir

Rutger no YouTube